Segue meu Fb

0 Ciência da Computação Bacharelado

Ciência da Computação

Bacharelado


Ciência da Computação é a escolha ideal para você?

É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel em Ciência da Computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

O mercado de trabalho

As oportunidades de emprego para os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão muito boas. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2008 o setor teve um déficit de 100 mil trabalhadores. Uma parte dessa carência ainda não foi suprida. Daí o bom momento do mercado que os bacharéis encontram. Apesar disso, as melhores chances ocorrem por meio de estágio. "Empresas de desenvolvimento de soft wares, como Accenture e CPM Braxis, oferecem programas de estágio aos formandos e depois os efetivam; é uma forma de garantir e reter o bom profissional", afirma o professor Flavio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação, do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo (SP). Esses bacharéis são contratados para atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, de softwares e jogos, entre outros. O Sudeste concentra a maior parte das empresas de Tecnologia da Informação, por isso as melhores oportunidades de emprego estão nessa região. 

Salário inicial: R$ 1.105,00 (analista de sistemas; fonte: Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Rio de Janeiro).

O curso

O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais. Fique preparado para o envolvimento também com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento humano. Entre as matérias optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. Para que o estudante possa gerenciar o próprio negócio, a maioria dos cursos inclui no currículo disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monografia. 

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Ciên. da Comput. e Inform.; Inform. de Gestão.

O que você pode fazer

Banco de dados

Criar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permitam acesso à informação. Desenvolvimento de softwares e aplicativos Elaborar programas de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.

Marketing e vendas

Divulgar e vender softwares. Analisar e planejar novos produtos que atendam às necessidades dos usuários.

Suporte

Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores.

0 comentários:

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home

About

Me sigam no instagram: @Kathyrbf

 

Copyright © 2011 Charming Girl! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger